Av. Pedro II, 398 – São Cristovão
Decreto de tombamento 9414 de 21 de junho de 1990
O prédio da escola, em estilo neoclássico, parece ter sido construído como residência. É o que se pode depreender da escritura lavrada em 1909, na qual a municipalidade adquiriu o prédio pertencente ao Marechal Firmino Pires Pereira e sua mulher.
Em 12 de dezembro de 1910, na administração do prefeito Bento Ribeiro, a escola foi inaugurada. Na administração do prefeito Carlos de Oliveira Sampaio (1920/22) sofre um acréscimo de dois pavimentos, ligados ao prédio original.
O nome da escola é uma homenagem a Nilo Procópio Peçanha, destacado parlamentar fluminense, que assumiu a Presidência da República por dezessete meses (14 de junho de 1909 a 15 de novembro de 1910), em decorrência do falecimento do Presidente Afonso Pena, de quem era vice-presidente.
A Escola Municipal Nilo Peçanha está localizada no bairro de São Cristóvão, no Rio de Janeiro e em 2010 comemorou seu Centenário de fundação. A escola passa por ampla reforma que a deixará preparada a utilizar novos recursos pedagógicos e tecnológicos a partir de 2012, além de fornecer aos alunos maior conforto.
Somos agraciados pelos ventos da Quinta da Boa Vista e pela segurança do Museu Conde de Linhares, nossos ilustres vizinhos.
Na Nilo Peçanha estudam atualmente cerca de 450 alunos no Ensino Fundamental, do sexto ao nono ano. Por aqui já estudou inclusive um presidente da República, o Sr. João Baptista de Oliveira Figueiredo, último presidente do período militar, ele foi o presidente responsável pela abertura política e pelo fim da ditatura em nosso país, na década de 80.